Parafuso a menos (mesmo assim, funciona)

MakeFui apresentado à Revista Make quando estive interessado em fazer fotografia aérea com papagaios. Um dos artigos era sobre KAP e mostrava o projecto de um mecanismo completo de equilíbrio, suporte e disparo remoto para um papagaio.

Desde essa altura que procuro a revista e ocasionalmente ainda a compro, apesar de só estar disponível em muito poucos quiosques.

Em todo o caso, sigo com regularidade o Blog MakeZine que mostra os projectos interessantes que normalmente vão entrar na revista. O artigo abaixo chamou-me a atenção apenas porque é um brinquedo engraçado e acho sempre interessante saber quais os passos por onde passam até chegar ao resultado final, e depois o resultado final.

http://makezine.com/projects/make-25/secret-knock-gumball-machine/

É um dispensador de pastilhas que é activado por um “toque mágico”. Apenas um determinado “tok-tok” na parte da frente faz com que caia uma pastilha. Este projecto é uma réplica de outro mais antigo com o mesmo propósito, este apenas é uma versão ligeiramente melhorada.

Na página, foi colocada a entrevista com o autor (~15min) e eis que reparo o nível de “Geekiness” dos colaboradores da Make. Sigam para o minuto 3:50 do vídeo.

Ela faz o “toque mágico” na máquina e eis que a máquina encrava. O que é que ela faz? Pega na máquina, vira-a ao contrário e abana-a. Nada mais científico! E nesse preciso momento cai um parafuso da parte da frente, que fica solta. Tudo isto na normalidade da entrevista. Parece-me que ela nem reparou que caiu um parafuso.

Tenho um especial carinho por todos os mini-cientistas que se aventuram nestes projectos, e ganhei por estes dois mini-cientistas que o entrevistaram. Aliás, ganhei ainda mais carinho por esta revista.

About these ads

Os comentários estão fechados.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 105 outros seguidores