“Este mês de Julho, 06-2007”

Em Condeixa-a-Nova há uma avenida de nome Avenida Visconde de Alverca. Nome herdado da Viscondessa de Alverca. Muito boa pessoa segundo reza a história, que cedeu os seus terrenos à comunidade, ficando apenas com uma quinta e um quintal de seus pertences. O neto ainda por lá anda e costuma ir comprar peixe às terças e sextas ao mercado.

Esta avenida é uma avenida nova (meados de 1900) de grande reputação na Vila. E era nesta avenida que a minha avó Angelina da Silva tinha uma Pensão e era também a esta personagem que eu queria chegar. A pensão Avenida (que vem herdar o nome a um café um pouco taberneiro, em oposição aos seus antecessores) era uma pensão bem cuidada. Dois polícias costumavam fazer daquele lugar a sua dormida, e digamos que os polícias sempre foram muito selectos nos seus “poisos”.

A dona da pensão era uma pessoa muito bem considerada, com uma personalidade muito divertida e vincada. Quando o cliente se queixava da sala de jantar “Oh D. Angelina, esse jantar vem ou não vem”, ela respondia lá de dentro “está quase a sair”, quando ainda nessa altura estava a meter as couves dentro da panela. Tinha um hábito que sempre guardou, que era de ter as coisas como novas, às quais se referia com “tenho 3, por estrear!”. Muitas vezes sabíamos que já tinham anos, apesar de estarem ainda na sua embalagem original. Isto acontecia com tudo na sua casa. Lençóis, bancos ou mesmo doces e caixas de bolachas.

E chegando a estas caixas, chegamos à sua herança. Há coisas que se herdam sem saber muito bem como. Certos tiques que guardamos, algumas vezes sem sequer conhecermos os ancestrais. Ainda há pouco, revivi esta frase do “tenho 3 por estrear”. O meu pai chega-se ao pé de mim, algo preocupado, com uma caixa de bolachas que devíamos consumir em breve e a dizer:
– Olha… esta tem a validade deste mês de Julho. Diz aqui zero-seis, de dois mil e sete.
– Oh pai. Este mês de Julho, seis de dois mil e sete?

Fez-me lembrar quando chegava a casa da minha avó e ela dizia:
– Zézito. Queres que abra uma caixa de bolachas? Tenho aqui 3! Por estrear!!!

One thought on ““Este mês de Julho, 06-2007”

Add yours

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑