Força

Sabias que os pequenos átomos de que somos constituídos são pequenos geradores de entropia?

Não fraquejes. Encontra no teu íntimo o teu pequeno gerador de força que tens dentro de ti. Aquele gerador que faz com que subitamente ganhes força para te levantares de manhã. Tal como os átomos, que têm inexplicavelmente uma força interior que aparentemente não esgota.

Nos átomos, temos a força forte e a força fraca.
A força forte. A força forte é a maior força que regula os átomos. Esta força é responsável por manter as partículas do seu núcleo juntas. É o que mantém as partículas coesas.  Actua apenas a curta distância, pelo que pouco se propaga para fora do seu átomo. É como se a sua natureza a fizesse concentrada a muito curta distância e ao aumentar a sua distância, ficasse exponencialmente mais fraca.

Depois existe a força fraca, que é a força que principalmente regula a interacção com o seu meio envolvente. Lá porque é fraca, não quer dizer que seja menor. Significa apenas que a sua força é menos intensa. Contudo, propaga-se por uma distância maior. Esta faz com que tenhamos moléculas e grupos de partículas. Esta, é como se fosse a “força social”. É menos intensa, mas poderosa a um alcance maior.

Se tu olhares para dentro de ti, vais reparar que a tua força forte não acaba. Esta força que te mantém coesa. E vais reparar que tu dentro de ti tens um grande núcleo que provoca uma força forte muito poderosa. (Semelhante a seres um átomo com um núcleo com muitos protões e neutrões.)

Depois, existe a entropia. Aquilo que eu tanto adoro na física. As pequenas partículas dos átomos são pequenos geradores de entropia. Algo que dificilmente podemos classificar. (Penso que até é impossível de quantificar, pela Teoria da Incerteza de Eisenberg.) Contudo, isto é o que nos faz ser diferentes uns dos outros. E, como um todo, influenciamo-nos uns aos outros afectando os nossos pequenos geradores de entropia. Isto significa que o nosso ser interno, o nosso ser único, está intimamente ligado aos que nos rodeiam. O facto de sermos unos, está dependente do que nos rodeia.

Pode parecer um equivoco. Como é que podemos ser únicos desta forma, se estamos dependentes dos outros. Se, de alguma forma somos o que somos influenciados pelo que os que nos rodeia, então não estamos a ser únicos. Errado. Se colocarmos em consideração que estes pequenos geradores de entropia estão ligados uns com os outros, então a unicidade do ser íntimo de cada um está garantida. Porque todos afectam todos, sem ninguém ficar excluído.  Assim, num processo de constante afectação comum a todos os que se rodeiam, todos são diferentes e o processo de nos tornarmos iguais uns aos outros é ilógico. É constantemente “apagado” das memórias dos átomos que se rodeiam pelas interacções comuns dos seus pequenos geradores de entropia.

Tudo para dizer uma coisa. Tu que estás a ler, és uma pessoa única. E tens em ti uma força forte que te é única e que está constantemente a gerar força para te manteres uma pessoa coesa. E isto é mais forte do que qualquer força fraca que te rodeie. Aliás, é esta força fraca que provoca em ti uma unicidade do teu ser.

Tudo soma com tudo, e o resultado somos nós.

Anúncios

2 thoughts on “Força

  1. Simplesmente adorei… Adorei o texto, o que estava “dentro” do texto, o sentimento do texto…
    Gosto deste Zé, capaz de transpor sentimentos e atitudes de forma subtil mas tão explicita… Está simplesmente divinal bem construido, delicioso…
    😉

  2. Gostei imensooooooo….e ao ler isto…senti me diferente! Acho que fiquei com uma grande força reguladora dos meus Atmos que me faz ser um ser unico eheheheh

    Beijokasss grandess

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s