Nelson Ned, Sempre!!!!

Hoje recordei a minha infância.

Esbarrei com a minha mente a cantar as velhinhas músicas românticas do brasil dos anos 80. Nelson Ned. Essa voz inesquecível. 🙂

Quando eu era pequeno, mais pequeno, os meus pais fizeram parte dos primórdios do que é hoje o Rádio Regional do Centro. Se bem me lembro, era o “Chico” que tratava do som, numa pequena sala de carpete vermelha, penso que em casa da avó de um dos fundadores. Era qualquer coisa do género, com certeza que já não consigo precisar os detalhes. Nessa altura era a Rádio Clube Carapinheirense, RCC, sigla que ainda hoje muita gente recorda na Carapinheira. Mais tarde migrou para Condeixa-a-Nova tornando-se a Rádio Regional do Centro em 96.2 MHz (Região de Coimbra, emissor em N. Sra. do Círculo).

Então, lá faziam eles o programa de rádio. Durante anos fizeram aos sábados o “Discos Pedidos” e mais tarde o “Parabéns a você” das 20h às 22h. Em suma, o programa era o mesmo, com a nuance que no “discos pedidos” era feitos os escolhidos pelos ouvintes em directo e o “Parabéns a Você” os pedidos eram feitos durante a semana. Anunciavam uma música de cada vez e muitas vezes no Discos Pedidos eram eles a sugerir os discos, pois os pedidos eram algumas vezes um pouco mais rebuscados.

Enfim. Durante esse periodo (desde a RCC à RRC) eu muitas vezes os acompanhava. Algumas vezes perdia-me pelos discos de vinil e fazia pouco mais do que olhar para os artistas e para as faixas dos discos. Outras vezes o “Chico” deixava-me ir para o estúdio de gravação ouvir os discos que eu quisesse. Nessa altura ia buscar o “Carlitos” ou os Xutos e Pontapés. Outras vezes o Rui Veloso com o seu “Porto Covo”. Quando ficava junto dos meus pais no estúdio “ao vivo”, de cada vez que eles anunciavam eles diziam-me “agora fazes pouco barulho, zé”. E eu ficava bem sossegado a ver o relevo do vinil e as marcas de luz no prato rotativo (que indicam as rotações a que gira o disco). Nessa altura ouvia de tudo quanto era “pimba”, se bem que nessa altura era simplesmente “música popular” ou “música de baile”. Marco Paulo, Tony Carreira, Clemente, Nelson Ned, Paulo de Carvalho, José Malhoa, tantos, tantos. 🙂 Essas músicas ficaram-me gravadas. E quando muita gente as evita com despreso. Eu ouço-as com um sorriso. 🙂

2 thoughts on “Nelson Ned, Sempre!!!!

Add yours

  1. É verdade Fiz esses programas e pelo que estive a ler ficou gravado na memória de quem ouvia. Gostei ! E nem fazes a menor ideia do prazer e gosto com que faziamos o programa Era como se os ouvintes estivessem ali mesmo ao lado a falar connosco. Que saudades eu tenho. Ainda recordo aqueles discos de vinil de 45 rotações e que tinhamos que mudar para 75 rotações e que esquecia. Parecia uma coisa má a cantar. Também acontecia o contário.
    Para qualquer locar que fossemos era a RCC que se ouvia, sem publicidade e com geito familiar.
    Recordar é muito bom E ainda vais recordar muito mais coisas desses tempo. Queira Deus que sim É bom sinal Mau é quando as coisas passam e nunca mais nos lembramos delas.

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑