Virtualização

Este post é um pouco diferente do que tenho feito até agora. Contudo, achei que seria importante o suficiente para o fazer.

Encontrei na net um artigo a falar de uma buzzword bem recente. Grid Computing. Sinceramente, ainda não entendi a 100% todo o seu panorama. Do que entendi do conceito, ainda falta justificar alguns detalhes. Por exemplo, como se pode aplicar no “mundo real”. Na perspectiva do “utilizador doméstico”. Mas isso fica para outra conversa.

Na prática, fiquei bastante interessado na segunda metade do artigo onde se fala da virtualização. De facto, a virtualização tem sido já há alguns tempos um mercado em expansão. Achei bastante curiosa a ideia de “servers for rental”, onde se alugaria uma máquina virtual numa base por dia ou algo parecido. Isto, extrapolado numa rede de distribuição de dados, torna-se algo brutalmente valioso. Fortes detalhes como políticas de backups ou alocação de espaço físico para os bastidores, ficam susceptíveis a profundas alterações à sua engenharia.

Em suma, algo a ter em elevada atenção nos próximos tempos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑