O Galo de Barcelos já foi ao espaço. E então?

Então, o vídeo conta a história de um pedaço de ferro que subiu 10 mil 300 metros de altitude e depois faz a sua descida (mais ou menos) acidentada até uma aldeia em Espanha.

Na minha opinião, são as histórias que ficam.

E o que fica é a história de um homem numa aldeia “perdida” que encontrou uma caixa de esferovite e que quis saber o que estava lá dentro. Encontrou uma coisa esquisita em plástico transparente (a câmara) e um pedaço de ferro em forma de galo que é mais conhecido em terras lusas por “Galo de Barcelos”.

Depois de oferecido ao simpático senhor, este galo, que não fala, teria muita coisa para contar, consoante quem quer que conte a história.
Se for ele, contará a história de uma caixa misteriosa que caiu no seu quintal. Que umas horas depois lhe apareceram uns moços portugueses que lhe fizeram muitas perguntas e tiraram uma foto na sua eira todos contentes. Se calhar nem conhece Barcelos, mas já de lá tem uma recordação.

Se por ventura for um dos moços que conte a história, então vai contar que a ideia surgiu talvez num café, ou numa conversa animada. E que, depois de planear tudo rigorosamente, lá libertaram um balão. “Subiu até os 10300 metros e esteve sujeito a 17 graus celsius negativos”, dirão os jovens. Andámos nos montes com um receptor FM a tentar perceber onde caiu ele e “fomos parar a uma aldeia de pedra”. Decerto que vão contar que ofereceram o Galo ao senhor que o descobriu, como uma recordação da grande aventura ao espaço.

Por mais ou menos significante que seja o propósito do que fazemos (como enviar um galo de barcelos ao espaço), o que fica são as histórias das pessoas. E essas ficam para sempre.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s