E se as estradas fossem mais do que simples alcatrão?

solar_roadwayNão vou falar de estradas inteligentes. Isso, é muito mais do que vou falar a seguir.

Estradas inteligentes é a estrada saber onde estás, a que velocidade vais, saber controlar os semáforos consoante o fluxo de carros em determinado troço, recolher informação de trânsito e ceder essa informação à sinalização ou aos condutores. Isso constitui a base do conceito de Estradas Inteligentes.

Isto, é finalmente o início das estadas inteligentes.

A Scott e a Julie passaram grande parte da última década a estudar e a desenvolver paineis solares que podem ser usados nas estradas em vez do comum alcatrão. A vantagem seria aproveitar a grande área de exposição solar e captar toda a energia eléctrica.

E porque não ir mais além? E se os paineis tivessem aquecimento incluído e que pudessem derreter o gelo em alturas de grande frio? E se pudessem iluminar a estrada com leds e até alertar para obstáculos presentes na estrada? Seria excelente, não? Os paineis como estão a ser desenvolvidos, constituem uma rede ad-hoc de paineis que podem até detectar e alertar para um painel avariado ou defeituoso. As potencialidades deste mecanismo são imensas.

A redução nos combustíveis fósseis era feita em duas dimensões. Menos alcatrão e mais produção de energia eléctrica limpa.

Imagino isto a ser implementado hoje num resort de luxo, na mansão de alguém sem limitações de dinheiro ou, por exemplo, em Times Square. Não seria muito estranho encontrar este sistema no meio da praça.

[1] http://techcrunch.com/2014/05/25/the-crazy-genius-behind-solar-roadways/

Anúncios