Bolachas Caseiras de Limão

Durante muito tempo andei à procura de uma receita de bolachinhas que fosse fácil de fazer e que desse um bom resultado.

O que encontrava eram coisas com ingredientes esquisitos e que raramente tinha em casa, ou então tinham algum processo que as tornava um bocado arriscadas de fazer com alguma garantia de sucesso. Esta receita é feita com ingredientes que tenho frequentemente em casa. E, cumprindo as quantidades e o processo, é sucesso garantido.

A receita que uso é baseada no antigo e velho Livro de Pantagruel. As receitas deste livro são um pouco antiquadas mas, a bem ou a mal, o livro é uma referência nacional. Por isso, tive de “modernizar um pouco a receita”.

Em vez de misturar e amassar a massa com as mãos em cima da bancada, faço numa taça como normal e bato com as varetas em espiral (nesta massa, usar as vareatas em espiral faz toda a diferença). Se não tiverem as varetas em espiral, usem as mãos. Chamem os vossos filhos, se precisarem de perder a vergonha. Quando for para deixar a repousar, bastam 15min se for num sítio quente. Eu costumo deixar esse tempo em cima do aquecedor a óleo. (Sim, porque isto é coisa para se fazer no inverno!) Se não tiverem um Limão, usem uma Tangerina ou uma pequena Laranja (qualquer citrino serve). Ou não usem nada, se não tiverem mesmo nenhum fruto deste género.

Ingredientes
(por ordem de aparência)

2 Ovos
200g de Açúcar
1 Limão (Raspa e Sumo)
150g de Manteita ou Margarina
500g de Farinha c\ Fermento
Pitada de Sal

Receita

Batem-se os Ovos com o Açúcar e a Raspa do Limão. Junta-se o Sumo do Limão, a Manteiga derretida e mexe-se bem. Junta-se a Farinha, o Sal e bate-se até ficar bem ligado.
Faz-se uma bola e deixa-se repousar mais ou menos 1/2 hora.
Tiram-se bocados da massa e tendem-se em bolachas finas. Vão ao forno a 170-190°C e assim que tiverem cor, estão prontas.

Servem-se com chá e uma boa companhia.

Bom apetite!

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑