Multitasking…

 

… é apenas uma forma eficiente de fazer várias coisas mais devagar.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo dá bom aspecto. Parece que somos muito eficientes e a imagem que transparecemos é que somos muito produtivos. Chegamos ao ponto de nos enganamos a nós próprios, quando achamos que estamos a ser muito produtivos apenas por ter a agenda cheia.

Multitasking é uma ilusão. Funciona bem com computadores (se bem que multitasking a mais num CPU até prejudica). É como fazer malabarismo com moto-serras. É bom para show de circo. Dificilmente vamos ver um lenhador a usar 3 moto-serras ao mesmo tempo. O que vemos é um lenhador concentrado em cortar uma árvore de cada vez, de forma estruturada e eficiente.

Mais importante que multitasking, é Eficiência e Priorização.

Eficiência

Falar em Eficiência, é chamar o eterno dilema Eficácia vs Eficiência. Eficácia é conseguir fazer. Eficiência é conseguir fazer de forma inteligente. Por isso, trabalhem de forma inteligente em vez de trabalhar muito. (Work Smart, not Hard.)

Numa determinada reunião, o Director de uma empresa quis exemplificar a diferença entre Eficiência e Eficácia. Referiu que uma pessoa eficiente era, p.e., um corredor de 100m rasos. Esse corredor vai concentrar todos os seus músculos e mente para o único objectivo: chegar mais rápido à meta. Nenhuma energia pode ser desperdiçada, até as roupas são justas para não atrapalhar os movimentos do atleta e para produzir menos arrasto. Depois deu o exemplo de Eficácia. E deu o exemplo da “ginástica de mulheres”. Estão ali no ginásio a correr, a pedalar mas nunca saem do mesmo sítio. Gastaram uma imensa quantidade de energia (na verdade, esse era o propósito delas) e nunca saíram do mesmo sítio. É óbvio que algumas senhoras da sala ficaram ofendidas, mas isso também só se notou nalguns sorrisos mais amarelos que outros.

Priorização

As primeiras coisas primeiro. Pior que tentar fazer multitasking é tentar ter na cabeça todas as tarefas que temos a fazer. Isso ainda me acontece muitas vezes, mas sei que vou ser mais produtivo doutra forma.

Bem à moda da Metodologia Scrum, prefiro dispender 10 a 15 minutos por dia logo de manhã a organizar o que tenho para fazer nesse dia. Priorizo as tarefas e só depois começo a fazê-las.

Tento que isto seja a primeira coisa do dia. É no início do dia que temos mais energia para raciocinar, por isso é preferível aproveitar essa altura para organizar todas as tarefas. Depois executamos. E até vou mais longe. Organizarmos as tarefas de forma a realizarmos as mais mentais de manhã (quando temos mais energia mental) e as mais repetitivas (menos mentais) de tarde. É apenas mais uma forma de sermos mais Eficientes.

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